A AATESP

Arteterapia

O que é Arteterapia ?

A Arteterapia insere-se dentro de um contexto de exploração criativa e valorização do sensível, viabilizado por meio da utilização dos recursos artísticos expressivos. Desta forma, a interação inata entre o sujeito e o mundo dos fenômenos é descoberta (ou resgatada) e integrada por meio do ato criativo e do produto da criação no contexto propício ao desenvolvimento do sujeito e dos acontecimentos, ou seja, no contexto arteterapêutico. O universo da arte é fonte de transformações, e o sujeito criador- aquele que dá forma ao incorpóreo. Nessa conexão, a vida tende a pulsar e possibilidades várias de compreensão da natureza das coisas e do ser humano fazem-se iminentes. Sendo assim, a arteterapia caracteriza-se por possibilitar que qualquer indivíduo entre em contato com seu próprio universo interno, com aqueles que estão a sua volta e com o mundo.

À medida que a emergência da expressão se mostra indispensável, tanto mais o sentido da vida torna-se evidente e, consequentemente o despertar do desejo de como aprender a lidar com os problemas, os medos, deficiências, de modo a tornar os pensamentos e os atos mais consonantes com o viver pleno.

Àreas de atuação

Saúde
Educação
Educação Especial
Organizações/Empresas

Quem Somos

A AATESP- Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo, é uma entidade civil de objetivos sociais, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, que tem por finalidades:

- a defesa dos interesses dos profissionais de Arteterapia

- a divulgação da Arteterapia nos mais diversos contextos

- a promoção de cursos livres, de aprimoramento e de extensão, simpósios, seminários, grupos de estudo ligados à Arteterapia

- a publicação de livros e estudos específicos sobre Arteterapia

- o intercâmbio com as associações e instituições congêneres, em âmbito nacional e internacional (O.N.G., Associações culturais,etc.)

- representar os arteterapeutas do Estado de São Paulo em âmbito nacional

- servir a seus associados, membros colaboradores e ao público em geral, zelando pela observância dos critérios de competência profissional estabelecidos nacionalmente.

Legislação

Nós da AATESP, juntamente com as outras associações regionais e estaduais ligadas a UBAAT (União Brasileira das Associações de Arteterapia), estamos trabalhando para o reconhecimento do profissional arteterapeuta e a inclusão de seu trabalho nas políticas publicas. Para tanto, temos realizado uma série de ações que vão desde a elaboração de critérios para a formação do arteterapeuta até mobilização junto a políticos.

Atualmente temos o Código de Ética do Arteterapeuta que define diretrizes para a atuação profissional. Conquistamos o C.B.O. (Código Brasileiro de Ocupação) , lançamos a Cartilha do SUS e já fomos aprovados na comissão de seguridade social no processo de regulamentação da profissão.

Em relação aos parâmetros que norteiam os cursos de Arteterapia, elaboramos primeiramente a Carta de Canela e a partir dela a Resolução 1/2013 e a Resolução 2/2013.

Código de Ética
Estatuto
© 2019 - AATESP Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo